FARMACIA

APRESENTAÇÃO

Imagem de Freepik

No contexto do SUS, a assistência farmacêutica faz parte do processo de atendimento ao paciente, abrangendo desde a pesquisa, o desenvolvimento e a fabricação de medicamentos, até a seleção, o planejamento, a aquisição, a distribuição, a garantia da qualidade, bem como o monitoramento e a avaliação dos resultados, sempre visando o acesso e uso racional dos medicamentos e a melhoria da qualidade de vida da população.

Em 2004, por meio da Resolução Nº 338 do Conselho Nacional de Saúde, foi aprovada a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) que define a “A Assistência Farmacêutica um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população”.

A Assistência Farmacêutica é composta por diversos componentes e elementos que integram um conjunto de ações interconectadas, técnica e cientificamente fundamentadas, com critérios de equidade, custo e efetividade. Estas ações utilizam o medicamento como base para a prevenção, promoção e reabilitação da saúde, a saber:

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

COMPONENTE BÁSICO

No botões abaixo você pode acessar os medicamentos que são disponibilizados para atendimento em nível primário, bem como seu local de acesso. Na assistência farmacêutica o nível primário faz parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e destina-se ao fornecimento dos medicamentos e insumos para o tratamento precoce e adequado dos problemas mais comuns.

COMPONENTE ESTRATÉGICO

No CESAF, os medicamentos fornecidos são considerados essenciais para o cuidado da saúde, como os usados no tratamento da Tuberculose, Hanseníase, Combate ao Tabagismo, Alimentação e Nutrição, e para Endemias Focais (como Malária, Leishmaniose e Dengue), Coagulopatias e DST/AIDS. Esses medicamentos são comprados pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos estados e municípios conforme a programação informada por eles. A compra dos medicamentos do Componente Estratégico é responsabilidade do Ministério da Saúde, que realiza a aquisição centralizada e repassa os medicamentos aos estados, que, por sua vez, os distribuem aos municípios.

COMPONENTES ESPECIALIZADOS

No CEAF, o acesso aos medicamentos segue critérios estabelecidos em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDTs) publicados pelo Ministério da Saúde. Esses protocolos definem as melhores práticas para tratar cada condição clínica, baseando-se nas melhores evidências disponíveis. Cada caso é analisado individualmente por uma comissão da DIAF/SC. A Diretoria de Assistência Farmacêutica Estadual (DIAF) é responsável por gerenciar o CEAF em Santa Catarina.


ACERVO DE DOCUMENTOS

Bem-vindo à nossa biblioteca de documentos dedicada à transparência no setor farmacêutico.No botão acima oferecemos uma ampla gama de recursos cuidadosamente selecionados, elaborados para fornecer uma compreensão clara e abrangente das práticas e regulamentações no campo farmacêutico do município.


FALE CONOSCO

Ao clicar no botão acima, você terá a oportunidade de entrar em contato direto com um farmacêutico qualificado para esclarecer dúvidas ou obter informações adicionais.