História Municipal

Sobre

Há tantas belezas nessa terra que soou absolutamente natural quando começaram a chamá-la de jardim. Com o tempo, o apelido deu origem ao novo nome da cidade, que substituiu o antigo, Cambajuva. Hoje, Bom Jardim da Serra é conhecida como “Capital das Águas” pois há no município 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro do próprio município.

O surgimento da cidade remonta a 1870, com a chegada da família do gaúcho Manoel Pinto Ribeiro e coube a estes primeiros colonizadores abrir uma trilha em direção ao litoral, que ficou conhecida inicialmente como Serra do Doze – só mais tarde passou a ser chamada de Serra do Rio do Rastro. Por influência dos colonizadores, ancestrais de boa parte dos mais de 4.500 moradores, Bom Jardim da Serra é um dos municípios catarinenses em que as tradições gaúchas são preservadas com mais afinco até hoje.

Vislumbrar as magníficas curvas da Serra do Rio do Rastro a partir do mirante é uma imagem inesquecível. A proximidade com esta famosa entrada leva Bom Jardim da Serra a ser conhecida como o portal da Serra Catarinense, e a cidade, que pode ser considerada uma síntese das maravilhas que o visitante encontrará dali em diante, faz as honras com muito orgulho.

Fonte: Roteiros Turísticos Regionais