Seminário para transformar negócios com o turismo sustentável será realizado nos Altos e Encosta da Serra
Os Altos e Encosta da Serra estão prestes a receber um evento imperdível voltado para discutir como a sustentabilidade turística pode transformar não apenas o meio ambiente, mas também os empreendimentos. Falamos do seminário “Turismo sustentável: impulsionando a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico dos negócios”, que acontecerá no dia 25 de junho, de forma gratuita, no Eco Resort Serra do Rio do Rastro, a partir das 14 horas.
Para o diretor superintendente do Instituto do Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), Osmar Vicentin, entidade apoiadora da ação, esses encontros visam não só discutir sustentabilidade e desenvolvimento econômico, mas também abordar a geração de emprego e renda por meio de iniciativas sustentáveis para o turismo, além de sensibilizar sobre o processo de certificação de gestão sustentável de empreendimentos turísticos e educação ambiental.
“Cada empreendedor e/ou cidadão interessado poderá escolher o município mais próximo para participar. Teremos seminários em Abdon Batista, Lages, Bom Jardim da Serra, Braço do Norte, Jaguaruna e Criciúma. Entendemos que essas oportunidades são cruciais para transformar a maneira como o turismo é percebido e praticado em nossa região. A sustentabilidade não é apenas uma tendência, é uma necessidade. E, ao discutir essas práticas e aplicar o projeto, estaremos não só melhorando o meio ambiente, mas também fortalecendo nossa economia local e a qualidade de vida de nossos residentes”, pontua Vicentin.
O seminário, que faz parte do projeto da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) “Turismo Verde: Serra & Sul juntos pelo desenvolvimento”, por meio do programa AL-INVEST Verde, da União Europeia, em parceria com a bbw e Green Destination, é destinado para micro e pequenas empresas, empreendimentos turísticos, unidades de conservação, ONGs, instituições públicas, núcleos de turismo e meio ambiente, profissionais da área e jovens. A ação, que visa fortalecer a cadeia produtiva do turismo, será desenvolvida na Serra e Sul catarinense, com ênfase no entorno do Parque Nacional de São Joaquim.
Entre os benefícios de participar das ações do projeto estão a adoção de práticas ecoeficientes e inovadoras por meio da certificação em gestão sustentável dos empreendimentos, o networking, a possibilidade de participação nos núcleos setoriais de sustentabilidade a fim de fomentar o crescimento econômico sustentável, o fortalecimento do empreendedorismo feminino, e o engajamento de criança e jovens na educação ambiental.
Segundo o presidente da Facisc, Elson Otto, ter uma iniciativa catarinense como o único projeto voltado para o desenvolvimento do turismo sustentável no Programa Al Invest Verde da União Europeia demonstra o quanto o estado de Santa Catarina está à frente. “Essa é uma iniciativa sem igual que vai alavancar diretamente o turismo na região, resultado do esforço direto do nosso programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, o DEL Turismo, onde cidades inteiras, se unem para mudar a realidade do turismo local”.
Conheça o AL-INVEST Verde
O programa AL-INVEST Verde é cofinanciado pela União Europeia e tem como principal objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos verdes na América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular.
Único em Santa Catarina, este projeto de turismo sustentável é uma das 42 propostas selecionadas dentre mais de 160 recebidas durante a segunda convocatória de projetos inovadores, liderada pela organização alemã sequa.
“O Componente 1 está muito satisfeito por ter esses novos projetos, além dos 24 que já estão sendo implementados. A diversidade e o escopo regional desses projetos permitirão um impacto significativo nas PMEs e nos pequenos produtores”, diz Irene Haddad, líder de equipe do Componente 1 do programa AL-INVEST Green.
Beneficiando pequenas e médias empresas em diversos países da América Latina, o AL-INVEST Verde oferecerá treinamentos, troca de experiências, identificação de melhores práticas e outras ações para melhorar a produtividade e competitividade das PMEs na região.
Ao todo, mais de 20 milhões de euros serão investidos para impulsionar projetos de economia verde na América Latina. Em Santa Catarina, mais de 400 mil euros vão impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo a partir de uma estratégia sustentável, entre outras atividades.
Outras rodadas do seminário
Além dos Altos e Encostas da Serra, outros quatro municípios da Serra e Sul catarinense receberão o seminário “Turismo Sustentável: Impulsionando a Preservação Ambiental e o Desenvolvimento Econômico dos Negócios”.
Confira a agenda:
- 26/06: Região da Amurel – 19 horas, no Auditório da CDL de Jaguaruna
- 08/07: Região Serrana – 19 horas, no Auditório da ACIL
- 09/07: Região Carbonífera – 19 horas, no Auditório da ACIC
- 18/07: Região Vale do Braço do Norte e Encosta da Serra – 19 horas, no Auditório da Unisul BN
O evento passará ainda pela região dos Lagos.
Mais informações em: www.alinvest-verde.eu